O tabagismo é uma das principais causas de câncer e outras doenças graves. Pode afetar qualquer parte do corpo, incluindo a boca, garganta, laringe e pulmões. O tabagismo também pode causar outros problemas bucais, como mau hálito, manchas nos dentes e gengivas inflamadas.
Fumar pode causar câncer de boca e garganta. O risco de câncer de boca é três vezes maior em fumantes do que em não fumantes. O risco de câncer da garganta é quatro vezes maior em fumantes do que em não fumantes. Fumar também aumenta o risco de outros problemas bucais, como mau hálito, manchas nos dentes e gengivas inflamadas.
Contar com um plano odontológico eficiênciente para prevenção ou tratamento é de extrema importância para a sua saúde bucal.
O tabagismo é um vício que envolve a inalação do fumo de cigarros, cachimbos ou charutos. O fumo do tabaco contém mais de 4.000 substâncias químicas, incluindo monóxido de carbono, nicotina e câncer. Quando você fuma, essas substâncias são absorvidas pela corrente sanguínea e afetam todos os órgãos do seu corpo, inclusive os dentes e gengivas.
O tabagismo está associado a uma variedade de problemas dentários e bucais, incluindo: mau hálito; manchas amareladas nos dentes; placa bacteriana; cárie dental; perda óssea; inflamação das gengivas (gengivite); retração das gengivas ( periodontite); mau funcionamento da prótese; maior risco de câncer oral.
Pessoas que fumam têm mais placa bacteriana e bactérias em sua boca do que não-fumantes. Essa placa é o principal responsável pelo desenvolvimento da gengivite e da periodontite. O tabagismo também reduz a capacidade do seu corpo de combater as infecções, o que pode levar a complicações após um procedimento dental.
Fumar também está ligado a um maior risco de câncer oral. Quanto mais tempo você fuma, maior o risco de desenvolver câncer na boca, garganta ou laringe. Pessoas que fumam têm seis vezes mais chances de desenvolver câncer oral do que não-fumantes. O tabagismo também está associado a um maior risco de outros tipos de cânceres, como pulmonar e esofágico.
O tabagismo é ruim para sua saúde bucal de várias maneiras:
O primeiro é o mau hálito. Fumantes têm um mau hálito persistente que pode ser difícil de tratar.
O segundo é o risco aumentado de câncer bucal. Fumantes têm um risco três vezes maior de desenvolver câncer na boca, língua ou garganta, em comparação com não fumantes.
O terceiro é o risco aumentado de doenças periodontais. Fumantes têm um risco seis vezes maior de desenvolver doença periodontal, em comparação com não fumantes.
Por fim, o tabagismo pode afetar negativamente a aparência dos dentes e gengivas. Fumantes podem desenvolver manchas amareladas nos dentes e gengivas inflamadas e vermelhas devido ao tabagismo.
Fumar pode ser extremamente prejudicial para sua saúde bucal. O tabaco contém muitas substâncias químicas que podem causar diversos problemas orais, como o mau hálito, o amarelamento dos dentes, a gengivite e até mesmo o câncer de boca.
O tabagismo também pode aumentar significativamente seu risco de desenvolver outras doenças orais, como a periodontite (doença das gengivas), que pode causar a perda óssea e dos dentes. De acordo com um estudo realizado pelo National Institute of Dental and Craniofacial Research (NIDCR), fumantes são três vezes mais propensos a desenvolver periodontite do que não fumantes.
Além disso, o tabagismo pode interferir na cicatrização após cirurgias orais, aumentando o risco de complicações. Se você fuma e precisa realizar algum procedimento dental, é importante conversar com seu dentista sobre os riscos envolvidos.
Os danos causados pelo tabagismo vão muito além de uma simples mancha nos dentes. O tabaco pode causar cáries, gengivite, mau hálito e até mesmo câncer de boca. Os fumantes têm duas vezes mais chances de desenvolver câncer de boca do que as pessoas que não fumam, e o risco aumenta ainda mais se você for um fumante pesado ou inalar o fumo.
Felizmente, há tratamentos disponíveis para reverter os danos causados pelo tabagismo. A melhor seria a prevenção e não fumar, mas se você já é um fumante, há algumas coisas que você pode fazer para minimizar os danos.
Para começar, experimente diminuir o número de cigarros que você fuma por dia. Se você não consegue parar completamente, reduzir o número de cigarros que você fuma pode ajudar a diminuir seus riscos para problemas bucais.
Outra coisa que você pode tentar é mudar para um tipo de cigarro menos prejudicial à sua saúde bucal. Outros produtos podem não ser totalmente seguros, mas são uma opção melhor do que os cigarros tradicionais.
Além disso, mantenha sua boca limpa e saudável com escovações regulares e visitas ao dentista para limpezas profissionais.
Se os danos já estiverem presentes, existem alguns tratamentos disponíveis para ajudar a restaurar sua boca à sua forma original. Por exemplo, se você tem cáries nos dentes causadas pelo tabagismo, elas podem ser tratadas com um revestimento dental chamado resina composta. Esse revestimento dental é colocado sobre os dentes afetados e funciona como uma camada protetora contra futuras cáries. Se as suas gengivas estiverem danificadas pelo tabagismo, elas podem ser tratadas com cirurgia gengival ou outras técnicas periodontais. Finalmente, se o seu mau hálito for causado pelo tabagismo, existem pastilhas sem nicotina disponíveis para comprar sem receita médica que podem ajudar a combater esse problema particular.
Quando se trata de sua saúde bucal, o tabagismo está entre os principais culpados pelo mau hálito, manchas nos dentes, gengivas inflamadas e outros problemas. Fumar também aumenta o risco de câncer de boca, laringe e esôfago. Se você fuma, é importante parar. Aqui estão alguns motivos para você considerar:
1. O tabagismo prejudica a saúde bucal: Fumar causa mau hálito, manchas nos dentes e gengivas inflamadas. Também aumenta o risco de câncer de boca, laringe e esôfago. Se você fuma, é importante parar para melhorar sua saúde bucal.
2. O tabagismo custa muito dinheiro: Cada maço de cigarros custa dinheiro. E fumar causa outros custos indiretos, como tratamentos médicos e dentais caros para problemas causados pelo tabagismo. Parar de fumar pode economizar milhares de dólares por ano.
3. O tabagismo afeta negativamente as pessoas à sua volta: Fumar não afeta apenas a si mesmo – também afeta as pessoas à sua volta, especialmente aquelas que são sensíveis ao fumo (como crianças e idosos). Seu hábito pode causar doenças respiratórias nas pessoas à sua volta e até mesmo levar à morte prematura (como aconteceu com um amigo ou parente). Parar de fumar reduz esses riscos para as pessoas que ama.
Sabemos que o tabagismo é ruim para a saúde, mas muitas pessoas ainda não sabem dos danos que o cigarro causa à saúde bucal. Por isso, esse post foi escrito, para mostrar os motivos pelos quais é importante para você parar de fumar e cuidar da sua saúde bucal. Os planos odontológicos Bradesco Dental oferecem tratamentos completos para você recuperar o sorriso e a saúde bucal. Clique aqui e conheça os nossos planos!
Avenida Presidente Vargas, 2001 - Jardim Canadá - Ribeirão Preto - SP - CEP: 14020-026. Atendemos em todo o Brasil. Atendimento de 2° a 6° das 9h às 18h. Copyright 2022 Qualisafe Corretora de Seguros Eireli ME. Todos os direitos reservados. O uso do site da Qualisafe Corretora de Seguros Eireli ME - CNPJ/MF n.º 14.808.972-0001-11, é sujeito às regras descritas no termo de uso e na política de privacidade. A Qualisafe atua em estrita observância à legislação securitária. Registro SUSEP n.º 10.2048817.3